quarta-feira, 20 de março de 2013

Dieta para reduzir acne

A acne é um problema dermatológico multifatorial sendo mais prevalente em épocas de maior produção ou desequilíbrio hormonal, como adolescência e até na menopausa. A dieta pode ajudar fornecendo nutrientes que atuem no reparo das estruturas celulares, que diminuam a inflamação e a produção de sebo. Algumas dicas:

- Evite alimentos fontes de gordura saturada como leite integral, manteiga, embutidos (presunto, salsicha, linguiça), óleo de coco, bacon e carnes gordas;
- Consuma alimentos fonte de ácidos graxos (gorduras) monoinsaturados, com alto poder anti-inflamatório e antioxidante. Você pode optar por abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de canola;
- Consuma alimentos fontes de ômega-3 como salmão, sardinha, atum e óleo de linhaça;
- Evite alimentos que contenham açúcar branco ou farinha refinada: bolos, doces, balas, doces, refrigerantes, sorvetes, biscoitos etc.
- Prefira alimentos integrais aos refinados pois possuem um índice glicêmico mais baixo (portanto menos inflamatório). Ex: Arroz integral, pão integral, cereais integrais;
- Consuma alimentos ricos em Vitaminas e minerais antioxidantes que neutralizam os radicais livres responsáveis pela inflamação da acne:
• Zinco: carnes magras, ovos, lentilha, cereais integrais;
• Selênio: Cereais e grãos integrais;
• Vitamina C: laranja, acerola, kiwi, goiaba, mamão, salsinha, pimentão verde; 
• Carotenoides: Cenoura, abóbora, couve, espinafre;
• Vitamina E: Semente de girassol e oleaginosas;
• Ácido pantotênico (vitamina B5): semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha, leite, brócolis, levedura.
- Mantenha o seu intestino saudável consumindo com menor frequência alimentos alergênicos como frutos do mar, chocolate, amendoim, castanhas, suínos e enlatados. Aumente também o consumo de frutas e verduras para pelo menos 5 porções ao dia e não esqueça-se de manter-se bem hidratado.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Descubra que dieta é perfeita para você.

Na teoria, é simples: Basta fechar a boca e fazer um pouco mais de exercício que você vai emagrecer. Então, por que você não perde peso? O que acontece é que você pode estar fazendo um regime que não tem nada a ver com seu estilo de vida, por ser muito radical ou que não leva em conta algumas características suas. Veja qual é o seu caso e aumente as chances de ter os resultados que você quer.




Se você não faz ginástica…Como você não se exercita, vai ser preciso cortar muitas calorias do que come para que perca peso. Frituras e doces estão praticamente proibidos e carboidratos têm que ser consumidos em porções pequenas, mais no café e no almoço. Mas não tente cortar tudo de uma vez, ou você vai desistir. O ideal é mexer na dieta aos poucos, com a ajuda de um nutricionista. E, não custa perguntar: Já pensou em começar uma ginástica?

Se você é esportista…
Já gasta muita caloria e tem que comer bem para manter o pique. No seu caso, a dica é trocar alguns alimentos das refeições. Os carboidratos, que dão energia, seguem firme na dieta. Mas fique com os integrais, que saciam mais. Troque o leite e o iogurte pelas opções desnatadas. A picanha e o hambúrguer por um bife grelhado. Abuse da água e das frutas! Coma pequenas porções ao longo do dia e logo o resultado vai aparecer!

Se você é ansiosa…
Desconta qualquer nervosismo na comida, certo? Por isso mesmo, você não pode ficar muito tempo sem comer. Só que em vez de atacar doces e salgadinhos, vá de cereais, um potinho com 3 unidades de castanhas, frutas ou frutas secas. Faça as refeições normalmente e, a cada três horas, coma o seu lanchinho light. Assim, você vai estar sempre mastigando, o que ajuda a controlar a ansiedade de qualquer um.


Se você não vive sem um docinho…Não dá pra cortar o doce da sua vida de uma hora pra outra (esse é o jeito mais fácil de fazer com que sua dieta fracasse). Mas isso também não quer dizer que você vai poder comer o que quiser. Faça a dieta normalmente: Corte um pouco dos carboidratos, aumente a porção de proteínas e legumes e verduras. Limite o doce a um por dia e, quando exagerar no açúcar, diminua a porção de alguma outra coisa (de pão, por exemplo).

Se você fica muito tempo sem comer…
Não vai conseguir fazer dieta nenhuma e vai acabar engordando. Quem faz regime não pode ficar sem comer, ou seu corpo entende que você está passando por uma situação de racionamento de comida (tipo uma guerra) e acha que precisa absorver tudo o que entra pela sua boca. Substitua bolachas e salgadinhos por frutas, barrinha de cereal ou iogurte. . Assim, você vai sentir menos dome e seu corpo só vai ficar com o que precisa.

Se você faz dieta só nos dias de semana…
Precisa se controlar no sábado e no domingo também. É muito comum se cuidar de segunda a sexta e tirar ao atraso, comendo um monte de doces e coxinhas, no final de semana. Você pode até se permitir um docinho nos dias de folga, mas não pode exagerar. Se fizer isso, todo o seu esforço vai para o lixo em apenas algumas horas.

Se você acha que dieta é só comer frutas e verduras…
Por um lado, você está certa: Quem está de dieta precisa comer mais alface, beterraba, tomate, maçã, mamão etc. Mas não pode comer só isso, até porque não vai aguentar e logo seu regime vai desandar. Você está em fase de crescimento e precisa de muitos nutrientes diferentes. Não radicalize tanto.Carne, carboidratos integrais e feijão também devem entrar no seu prato.  E siga forte com as frutas e verduras!


Caso você tenha muitas dúvidas de como comer certo, um nutricionista pode ajudar a montar um cardápio para você perder peso. Mas a regra de comer de tudo um pouco, a cada três horas, sem radicalizar na dieta e fazendo muito exercício funciona. Basta se empenhar e ter um pouco de paciência!

Abra o olho: Alimentos que parecem light e saudáveis, mas não são!


- Pizza com recheio de verduras: Fique atento, se a pizza tem apenas um pedaço de abobrinha ou uma folha de rúcula por cima, você está comendo uma pizza de queijo (que é bem gorduroso), não de verdura. Por isso, se você está de dieta e quer comer uma pizza menos calórica, monte a sua em casa com bastante verde por cima. Ou peça ao garçom para caprichar na quantidade de verduras (talvez até sugira cobrar uma porção extra do ingrediente) e diminuir a de queijo.


- Salada com molho cremoso: Uma salada é sempre uma boa opção para quem quer comer bem, desde que não esteja carregada de molho cremoso. Só uma colher de sopa dele tem 80 calorias! Por isso, tempere a sua salada apenas com um pouco de azeite, limão e sal.


- Frozen iogurte: O frozen é uma opção bem refrescante e pouco calórica para o verão (100 gramas tem menos de 100 calorias). Agora, se você colocar uma cobertura de chocolate por cima e encher o potinho com jujubas, o que era pra ser uma opção light fica é bem calórica. Se você quer maneirar nas calorias, coma o sorvete sem nada ou apenas com frutas em pedaço.

- Barrinhas de cereais: A maioria delas são saudáveis, sim. Mas há algumas opções (com nozes, amendoim e castanhas) mais calóricas do que um chocolate! Algumas ainda são carregadas de açúcar e gordura saturada. Por isso, olho na embalagem. E se você está de dieta, tome cuidado para escolher as opções mais light, com frutas.

- Suco de frutas de caixinha: Na teoria, tudo que tem fruta faz bem. Mas, no caso do suco pronto, a história não é bem assim. Essas bebidas, além de ter muitos corantes e conservantes, não têm as vitaminas das frutas de verdade e são doces demais. Um copo pode ter até duas colheres de sopa de açúcar! Por isso, prefira sempre os sucos naturais, feitos da fruta mesmo.


- Chocolate diet: Pra retirar o açúcar e mesmo assim fazer com que o chocolate fique com um gosto bom, é preciso aumentar a quantidade de gordura. Ou seja, o chocolate diet acaba sendo mais gorduroso do que o normal! Por isso, se você não é diabética, coma os chocolates normais mesmo. É só não exagerar.


- Sopa de pacotinho: Os alimentos prontos, mesmo os que levam legumes, têm muito sódio e sal. E isso faz um mal danado para a sua saúde, provocando alterações de pressão e até fazendo com que o organismo retenha mais líquido. Fuja deles!