segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Alguns cuidados com o sono

Durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. Portanto, é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir. Para as nutricionistas, a atenção com a alimentação deve estar presente em todas as refeições e à noite deve ser redobrada.

“No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, a digestão fica ainda mais lenta” explica a nutricionista. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir como bebidas estimulantes podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.

Quando se trata em fazer uma refeição antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Dê preferência a pratos mais leves, substituindo uma refeição completa por sopas, saladas e até lanches.


Sopas: Enriqueça suas sopas com legumes, verduras e carnes magras.

Laches: o melhor é prepará-los com pão integral incluindo verduras, legumes e proteína – como o atum, por exemplo, ou o peito de frango. Para completar um suco de fruta ou até mesmo a própria fruta como sobremesa.

Saladas: mescle verduras de folhas verde-escuras, como rúcula e agrião, às de folhas verde-claras, como alface. Acrescente legumes cozidos no vapor e uma porção de carne magra grelhada. Para acompanhar, prefira um suco de fruta natural.
Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. É um recurso usado por mães e avós. O leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz o sono, além de aumentar a quantidade de serotonina – neurotransmissor que entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranquila e relaxante.

E o que espanta o sono?


Bebidas estimulantes: evite tomar chocolate, café, chá preto ou mate, refrigerantes a base de cola, pelo menos 4 horas antes de dormir. Essas bebidas são fontes de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso central.
Alimentos gordurosos: ingerir alimentos ricos em gordura, como molhos condimentados, atrapalha a digestão e consequentemente o sono. Fique atento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário